Retrato ou Fotografia

5 (100%) 1 vote

Retrato ou Fotografia

Retratos são fotografias que mostram ao menos um indivíduo, com o rosto em destaque (ou parte dele).

Desta forma, por exemplo, tanto uma foto em grupo quanto uma foto para documentos pode ser classificada como retrato.

Se, na imagem, houver pessoas, mas de costas, sem que seus rostos apareçam, então deixa de ser considerada retrato.

Publicidade

O mesmo se aplica a fotos em que aparecem partes do corpo humano, sem a visualização do rosto (ou parte dele).

Se houver na imagem o rosto de animais, formalmente, não é retrato, pois o conceito só se aplica à imagem de rostos humanos.

A mesma regra vale para fotografias em que há estátuas de seres humanos, incluindo rosto.

Se o rosto não é humano, então a imagem não é um retrato.

 

Abaixo vou deixar um vídeo e mais abaixo vou deixar outras dicas os 10 cuidados ao Fotografar Retrato.

 


10 cuidados ao fotografar retratos

 

1. Lentes grande angulares

Lentes grande angulares, quando muito próximas do assunto, tendem a distorcê-lo e torná-lo maior do que realmente é.

Um nariz maior do que realmente é pode não agradar muito seu modelo!

2. Lentes tele objetivas muito distantes

Não são apenas as lentes grande angulares que podem trazer efeitos negativos aos retratos.

As distâncias focais que mais se aproximam da realidade vão dos 70 aos 120mm; mais que isso, tendem a achatar muito o rosto.

3. Olhos não nítidos

Ao fotografar com grandes aberturas e baixa profundidade de campo, é muito comum que áreas do rosto fiquem desfocadas;

isso torna-se um problema quando o desfoque atinge os olhos, pois estes são nosso primeiro ponto de atenção ao olhar para um retrato.

Por isso, não há problema em ter a orelha desfocada por exemplo, mas os olhos devem estar sempre bem nítidos.

4. Muitos detalhes

Já falamos que é muito importante focar bem os olhos, e aplicar uma nitidez extra nos mesmos.

Porém, ao fazer isso, é importante tomar cuidado com a pele, para não realçar imperfeições da foto.

5. Pele de pêssego

Um bom tratamento de pele é essencial.

Porém, esse tratamento não pode ser exagerado ao ponto de perder a textura da mesma.

Afinal, não somos feitos de plástico, não é mesmo?

6. Distrações no fundo

Um erro muito comum ao fotografar retratos é não prestar atenção ao fundo.

Por mais desfocado que ele esteja, é importante que ele não concorra com o assunto fotografado, chamando mais atenção que o mesmo.

 Às vezes, um leve passo para o lado já muda totalmente essa perspectiva.

7. Olhos vermelhos

Um dos problemas de usar o flash da própria câmera ou um flash popup direcionado de frente para o modelo é o resultado dos olhos vermelhos,

em virtude da luz estar muito perto da lente.

Por isso, evite esse tipo de iluminação.

8. Não usar o ZOOM digital

Câmeras semi-profissionais possuem o zoom óptico e o zoom digital.

O primeiro é o zoom de qualidade, ou seja, o conjunto de lentes da câmera que proporciona a aproximação, mantendo a mesma qualidade da foto.

Em contrapartida, o zoom digital é uma aproximação feita pela própria câmera, redimensionando como se estivesse no Photoshop.

Ou seja, se a resolução da sua câmera tiver dimensões de 3000 x 2000 px, ao utilizar o zoom óptico, sua foto terá essas dimensões com qualidade.

Caso use o zoom digital, a câmera vai pegar o limite do zoom óptico e esticar para chegar aos 3000 x 2000 px, perdendo a qualidade.

9. Evitando o CROP

Um erro muito comum de fotógrafos iniciantes é fotografar a uma certa distância do modelo e sem usar o zoom, resultando em áreas desperdiçadas ao

redor que tendem a ser cortadas futuramente no Photoshop.

Na verdade, isso não é um problema em si, mas pode ser quanto ao tamanho e aproveitamento da imagem, caso esta venha a ser impressa posteriormente.

Portanto, observe bem o enquadramento na hora de fotografar para aproveitar 100% da capacidade do seu sensor!

10. Tomada baixa x tomada alta

Observe a altura em que fotografa seu modelo.

É interessante fotografar sempre em uma altura ao nível dos olhos ou superior, para evitar realçar o queixo, as narinas ou até mesmo distorcer o rosto do assunto.

Se necessário, suba num banquinho!

 

Gostou? Então curta nossa página no Facebook  Fotografia como Carreira

fonte www.photopro.com.br